Setúbal aposta na gestão inteligente da água e do saneamento
água

Setúbal aposta na gestão inteligente da água e do saneamento

Os Serviços Municipalizados de Setúbal (SMS Setúbal) estão a apostar na plataforma de gestão inteligente da água e do saneamento, desenvolvida totalmente com recursos e conhecimento interno. A plataforma permite monitorizar as redes em tempo real, gerir as ocorrências diárias, planear os investimentos e otimizar a gestão hídrica.

Os dados processados nesta plataforma chegam diariamente de forma automática, oriundos de sistemas de informação usados por serviços internos dos SMS (gestão de contratos, cobranças, gestão de consumos), equipas no terreno (canalizadores, piquetes, fiscalização), sistemas de medição e sensorização existentes nos equipamentos das redes, entre outros.

“Esta ferramenta surgiu espontaneamente do trabalho diário dos nossos trabalhadores, do departamento de engenharia, e agrega informação de vários outros departamentos e serviços dos SMS. Isto mostra não só o conhecimento dos nossos trabalhadores, como também a sua capacidade de inovar e o seu empenho na procura das melhores soluções tecnológicas, económicas e ambientais para a população de Setúbal. Isto é serviço público de excelência”, aponta Carlos Rabaçal, presidente do Conselho de Administração dos SMS.

Esta ferramenta, indicam os SMS Setúbal, processa um grande volume de dados, permitindo uma análise em tempo real, detalhada e precisa não só da rede e dos equipamentos, mas também dos comportamentos dos munícipes, constituindo-se como uma importante ferramenta de apoio à decisão nos SMS.

Outro sistema de informação em desenvolvimento e que em breve contribuirá para esta plataforma inteligente, diz respeito às fossas sépticas ainda existentes no concelho de Setúbal. "A ideia é mapear o que existe e encontrar a melhor solução técnica para o tratamento das águas residuais considerando também as questões económicas e ambientais", acrescentam os SMS Setúbal. 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.