Soluções de armazenamento e flexibilidade discutem-se no 12.º Fórum Energia
O 12.º Fórum Energia, agendado para os próximos dias 26 e 27 de novembro, é, como todos os anos, o palco privilegiado para debater com profundidade e transparência os grandes desafios da transição energética do país. E um deles é, certamente, a necessidade de introduzir maior flexibilidade no sistema elétrico, para acomodar um volume crescente de fontes energéticas intermitentes de base renovável. Recorde-se que, segundo o novo PNEC 2030, a quota de renováveis no sistema elétrico deverá atingir os 93% no final desta década.
Este tema estará em análise no painel “Reforçar o armazenamento, aumentar a flexibilidade”, que se realiza na tarde do primeiro dia do evento. Em cima da mesa estarão questões como a adequação da capacidade de armazenamento prevista no PNEC 2030 às necessidades do sistema; o potencial existente no país de reforço da bombagem hidroelétrica; ou as perspetivas de evolução do papel das baterias, tendo em conta a evolução tecnológica que se perspetiva nos próximos anos e o financiamento canalizado, via PRR, para projetos nesta área.
Entre os oradores já confirmados neste painel incluem-se Carlos Santos Silva, professor do Instituto Superior Técnico, o consultor José Medeiros Pinto e o presidente do Conselho de Administração da Entidade Nacional para o Setor Energético, Alexandre Fernandes.
O objetivo é reunir o melhor conhecimento sobre o tema e aprender com a experiência de profissionais e especialistas, para avaliar alternativas, sopesar soluções e antecipar riscos no caminho inexorável de descarbonização do sistema elétrico.
Não perca os grandes debates sobre os principais temas na ordem do dia do setor da Energia, em mais uma edição do evento de referência do setor. E porque este evento volta a estar integrado na Semana de Ambiente, espreite também a 19.ª Expo Conferência da Água (28 e 29 de novembro) e o 18.º Fórum Resíduos (2 e 3 de dezembro), para descobrir novas perspetivas sobre temas comuns, da energia hídrica à produção de biometano, entre muitos outros.
Inscreva-se aqui no 12.º Fórum Energia.
Consulte o Programa:
Saiba também mais sobre as outras duas iniciativas da Semana de Ambiente 2024:
Inscreva-se agora e beneficie de um desconto de 5% no valor.
Para mais informações siga-nos no LinkedIn!