
UE deve definir metas realistas de produção de hidrogénio em 2030 - relatório
Um relatório da plataforma Carbon Free Europe, intitulado ‘Perspetiva Anual de Descarbonização 2024’, indica que a União Europeia (UE) deve estabelecer objetivos realistas sobre a produção de hidrogénio verde em 2030 e rever as expectativas na captura e armazenamento de CO2, para garantir que cumpre os objetivos climáticos até final da década.
"Embora reconheçamos a necessidade de transformar o mercado, questionamos especificamente a viabilidade de algumas das ambições de hidrogénio limpo e de sequestro de carbono no curto prazo", pode ler-se no documento divulgado.
Os autores do relatório salientam ainda que as metas de fornecimento de hidrogénio limpo excedem a procura em 2030, “uma vez que os casos de utilização nos transportes e na indústria ainda estão em desenvolvimento, e o principal utilizador de hidrogénio hoje, as refinarias de petróleo, está em declínio".
"Da mesma forma, as metas de captura de carbono para 2030 implicam uma implantação superior ao esperado de tecnologias de captura de carbono. Embora estas metas para 2030 sejam provavelmente mais do que o necessário nos próximos seis anos para manter o rumo à neutralidade de carbono, estas tecnologias são essenciais para atingir emissões líquidas zero", consideram.