
Valorfito aposta no reforço de Operadores de Gestão de Resíduos
Desde o início de 2025 que o Valorfito - Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, passou a somar à sua gestão de embalagens primárias de fitofármacos, biocidas e sementes, a gestão de novos fluxos, a gestão de embalagens primárias e secundárias de fertilizantes, rações e batata de semente, bem como embalagens secundárias de fitofármacos, biocidas e sementes.
Em comunicado, refere que tal contribui “para um funcionamento ainda mais completo do sistema, em total sintonia com a preservação do meio ambiente e recursos naturais”.
Neste sentido, a Valorfito informa que o ano de 2025 “arranca com um reforço no total de Operadores de Gestão de Resíduos, musculando o sistema para uma natural intensificação no número de recolhas e posterior tratamento de um maior volume de resíduos”, lê-se numa nota divulgada.
Para António Lopes Dias, Diretor Geral do Valorfito “esta é uma prova do compromisso que o sistema assume com o setor, com os seus profissionais, mas, acima de tudo, com o ambiente e com a preservação do nosso planeta". "É preciso trabalhar de forma contínua para uma cada vez mais eficaz e segura gestão de resíduos e, por isso, ao ampliar a nossa área de atuação, para a gestão de fertilizantes, rações e batata de semente, trabalharemos constantemente para aumentar também a nossa disponibilidade, rede de parceiros, ferramentas e recursos em prol do setor", acrescenta.
O responsável salienta que “abraçar a gestão de mais três tipologias de embalagens tem sido simultaneamente, uma responsabilidade e um reconhecimento do trabalho que o Sistema Valorfito tem desenvolvido de norte a sul do país, e que terá resultados cada vez mais palpáveis, reais e positivos que muito nos orgulham”.