ACCIONA desenvolve FIL-Biocontrol
Trata-se de um algoritmo que permite o controlo autónomo, e em tempo real, dos sistemas de tratamento biológico, garantindo a melhor qualidade da água.
O FIL-Biocontrol foi desenvolvido em colaboração com a Águas do Algarve, S.A. na ETAR da Quinta do Lago. Situada no sul de Portugal, descarrega a água tratada no Parque Natural da Ria Formosa, um ambiente muito sensível, pois é um habitat de espécies protegidas, uma zona de nidificação de aves e uma zona de reprodução de várias espécies de peixes.
A ETAR dispõe de um sistema de tratamento para a eliminação dos poluentes presentes nas águas residuais, constituído por um sistema de biofiltro, capaz de eliminar tanto a matéria orgânica como o azoto.
Este tipo de tratamento requer uma supervisão exaustiva para que possa funcionar em condições ótimas de eficácia e eficiência. Por estas razões, “a ETAR da Quinta do Lago foi a localização ideal para o projeto FIL-Biocontrol”, adianta a empresa.
A FIL-Biocontrol realça que tornou possível controlar esta fase de tratamento em tempo real, reduzindo as emissões poluentes para o ambiente e, ao mesmo tempo, garantindo a minimização dos custos com reagentes, energia eléctrica, tarefas correctivas e dedicação de pessoal.
Através da instalação de uma série de sondas de medição em contínuo (amónio, nitratos, redox e oxigénio), obtém-se informação de tratamento em tempo real, permitindo uma avaliação constante do processo que é utilizada por um sistema de controlo adaptado às suas necessidades com base num algoritmo digital implementado com tecnologia robusta de Edge Computing.
O projeto contou com financiamento da FATDA, uma das iniciativas da ACCIONA para promover ideias de transformação digital.
Com um investimento de 250 mil euros, a ETAR da Quinta do Lago foi equipada com um sistema de controlo dos seus biofiltros baseado num algoritmo digital que garante a qualidade da água tratada na ETAR de forma fiável, adaptando-a aos novos requisitos de qualidade das directivas europeias e, por sua vez, otimizando o consumo de energia e reagentes utilizados no processo.
Funcionamento
O FIL-Biocontrol permite o funcionamento dos biofiltros, gerindo de forma automática e eficiente, as necessidades de oxigénio e reagentes necessários ao tratamento da água, em função das concentrações de amónio e nitratos presentes no efluente. Tudo isto, em tempo real.
O FIL-Biocontrol não só permite a monitorização dos dados associados ao processo em tempo real, como também os recolhe de forma a poderem ser analisados a posteriori através de gráficos muito intuitivos.
Esta solução permite melhorar a qualidade da água de forma contínua e segura, aumentar a autonomia das ETARs e fornecer novas informações ao know-how sobre o tratamento de águas residuais por biofiltros.
O FIL-Biocontrol pode ser facilmente extrapolado para outras instalações, gerando um novo produto para a ACCIONA.
Com a implementação do algoritmo FIL-Biocontrol num sistema de Robust Edge Computing, foi possível garantir a qualidade da água tratada na ETAR da Quinta do Lago de uma forma fiável, optimizando o consumo de energia e de reagentes.
O desenvolvimento e implementação do FIL-Biocontrol permitiu também uma gestão muito mais otimizada dos recursos ambientais, resultando numa redução de aproximadamente 32.082 kg de dióxido de carbono por ano, reduzindo assim a pegada de carbono da ETAR e da ACCIONA.
Assim, vinca a ACCIONA, “é garantido, de forma fiável, que a água tratada devolvida à natureza no Parque Natural da Ria Formosa cumpre os mais elevados padrões de qualidade”.