2.º Fórum Biorresíduos: “A TGR é para ser evitada”

A Taxa de Gestão de Resíduos (TGR) “é para ser evitada”, afirmou Ana Cristina Carrola, Vogal do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no 2.º Fórum Biorresíduos, uma iniciativa do Grupo About Media, que decorre esta quarta-feira.

Segundo a Vogal da APA, “há muito o entendimento de que a TGR é um prejuízo, é uma penalização dos próprios municípios. Nós não queremos que isto aconteça. Todos os anos olhamos para a TGR com a perspetiva de diminuir esta receita. Não tem acontecido e isso tem de mudar. Esta taxa é para ser evitada”, afirmou. “A TGR tem de ser um incentivo do desvio em aterro”, acrescentou depois.

É por este motivo que Ana Cristina Carrola considerou que a existência de incentivos para os municípios incumpridores das metas e dos planos municipais, intermunicipais e multimunicipais de ação (PAPERSU), como a diminuição da TGR, será mais eficaz do que a aplicação de penalizações.  

O 2.º Fórum Biorresíduos tem lugar no Teatro Campo Alegre, no Porto, e reúne os principais especialistas e atores do setor.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.