2.º Fórum Biorresíduos: Valores de contrapartida definidos até ao final de junho
O Ministério do Ambiente e Energia espera ter definidos até ao final do mês de junho os valores das contrapartidas financeiras devidos pela recolha seletiva de resíduos de embalagem e respetiva triagem, a pagar pelas entidades gestoras do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens aos Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos, avançou o secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, durante o 2.º Fórum Biorresíduos, uma iniciativa do Grupo About Media que teve lugar esta quarta-feira.
Segundo Emídio Sousa, o Governo está a trabalhar na “definição desses valores e o objetivo é, precisamente, até ao final do mês termos esses valores”: “É uma meta ambiciosa, mas já está a ser feito esse trabalho conjunto e esperamos ter esses valores muito em breve".
Questionado ainda sobre a abertura à concorrência dos Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Eliminação de Resíduos Perigosos (CIRVER), Emídio Sousa admitiu estar a ser efetuada uma uma renovação de licenças tendo, ao mesmo tempo, como objetivo permitir a entrada de novos operadores.
O 2.º Fórum Biorresíduos tem lugar no Teatro Campo Alegre, no Porto, e reúne os principais especialistas e atores do setor.