É preciso moderar a entrada de novas renováveis em rede, alerta Luís Mira Amaral
De acordo com Luís Mira Amaral, Engenheiro e Economista, o aumento da produção de eletricidade renovável está a reduzir os preços no mercado grossista, especialmente nos períodos de maior incidência solar, devido ao excesso de oferta em relação ao consumo e, por isso, há que moderar a entrada de novos projetos de renováveis em rede.
“Se há esse aumento de eletricidade renovável e os preços afundam, isso significa que há excesso de oferta em relação ao consumo. E, portanto, há nessas horas excesso de capacidade instalada de energia renovável, que geram excesso de produção em relação ao consumo. Portanto, quem tiver o mínimo de bom senso não deixa investir mais em renováveis neste momento”, afirmou ainda.
Luís Mira Amaral foi orador do painel VIII – ‘Mercado elétrico: remuneração justa, sem sobrecarregar tarifas’, do 12.º Fórum Energia, que teve início esta terça-feira, 26 de novembro.
No painel participaram ainda como oradores Filipe Matias Santos, Diretor Jurídico da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE); Berto Martins, Head of Short Term Asset Optimization na EDP; e Vítor Santos, Professor no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).
A moderação ficou a cargo de Paulo Preto dos Santos, Diretor Executivo da Dourogás Renovável.
O 12.º Fórum Energia é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que tem lugar esta terça e quarta-feira, dias 26 e 27 de novembro. Da edição deste ano da Semana de Ambiente fazem ainda parte a 19.ª Expo Conferência da Água, que decorre nos dias 28 e 29 de novembro, e o 18.º Fórum Resíduos, que tem lugar nos dias 2 e 3 de dezembro.