Redes de recolha própria são solução decisiva para atingir metas mais exigentes na reciclagem de embalagens

Pedro Simões, Diretor-Geral da Novo Verde, destacou as redes de recolha própria como uma solução decisiva para atingir metas mais exigentes na reciclagem de embalagens, especialmente de vidro, um material com dificuldades significativas no cumprimento dos objetivos. "As redes de recolha própria, implementadas diretamente nos canais onde o vidro é consumido, como o canal HORECA, podem trazer grandes benefícios e vantagens", afirmou, apontando a inovação como chave para aumentar a circularidade.

Pedro Simões sublinhou ainda a experiência da Novo Verde na implementação de projetos piloto no canal HORECA, que já resultaram na recolha de mais de 80 toneladas de resíduos desde 2013. Estas iniciativas, que utilizam sistemas de incentivo e parcerias com operadores regionais, provaram ser eficazes, especialmente na triagem de materiais desafiantes como o alumínio. A entidade planeia agora expandir estas práticas ao vidro, explorando novos pontos de recolha e replicando o modelo de sucesso.

Pedro Simões participou como orador no painel IX – ‘O novo mundo das embalagens’, do 18.º Fórum Resíduos, que teve início esta segunda-feira, dia 2 de dezembro.

O debate teve ainda como oradores Miguel Nunes, Vogal do Conselho de Administração da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR); Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde; Susana Ferreira, Responsável da área de Operações de Gestão de Resíduos no Electrão – Associação Gestão de Resíduos; e Mafalda Mota, Chefe da Divisão de Fluxos Específicos e do Mercado de Resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

A moderação ficou a cargo de João Taborda da Gama, Sócio Fundador da Gama Glória.

O 18.º Fórum Resíduos é uma iniciativa integrada na Semana de Ambiente, organizada pelo Grupo About Media e pelo Jornal Água&Ambiente, que decorre esta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de dezembro. Da edição deste ano fazem ainda parte o 12.º Fórum Energia, que teve lugar nos dias 26 e 27 de novembro, e a 19.ª Expo Conferência da Água, que decorreu nos dias 28 e 29 de novembro.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.