Susana Lopes: Verificação de cargas “permite confirmar qualidade das matérias-primas introduzidas no processo de compostagem”
De acordo com Susana Lopes, Unidade de Negócio Internacional LIPOR sistema de inspeção e verificação de cargas implementado na LIPOR é extremamente relevante porque permite confirmar a qualidade das matérias-primas que vão ser introduzidas no processo de compostagem e, por outro lado, é um excelente veículo de comunicação para as entidades que são responsáveis pela própria recolha. Este permite ainda, depois, “comunicar às próprias populações ou ao canal HORECA da forma como estão a participar na recolha seletiva, ou seja, se temos cargas não conformes, e pela rastreabilidade das cargas e dos circuitos conseguimos chegar à origem dessa contaminação”.
De imediato, esclarece ainda Susana Lopes, “conseguimos ter planos de ação, pôr medidas corretivas no terreno, estancando assim o problema em termos de eventuais contaminações. É uma forma muito pratica, expedita, mas com resultados muito interessantes em termos daquilo que é a qualidade da matéria-prima”.
A responsável da Unidade de Negócio Internacional da Lipor falava durante a Conferência Biorresíduos, organizada pelo Jornal Água&Ambiente, que teve lugar no Europarque, em Santa Maria da Feira.