10.º Fórum Energia espreita futuro do mercado do gás em pleno Inverno
energia

10.º Fórum Energia espreita futuro do mercado do gás em pleno Inverno

Seis meses após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o preço do gás natural já ultrapassou os 300 euros por MWh, no mercado holandês TTF, a referência de preços mais utilizada na Europa. Em Portugal, o anúncio de aumentos de preço superiores a 150% no mercado liberalizado do gás natural levou já o Governo a decidir permitir o acesso das famílias e pequenos negócios –com consumos iguais ou inferiores a 10.000 m3 – ao mercado regulado, onde os preços são fixados pela ERSE. A medida, que se prevê que arranque no início de outubro e vigore por um ano, deverá abranger cerca de 1,5 milhões de clientes.

É neste contexto de alteração profunda do quadro geopolítico europeu que o 10º Fórum Energia oferece o palco aos principais protagonistas do setor da Energia para apontarem opções que minimizem o impacto na segurança do abastecimento do país. Em foco estará ainda o balanço das medidas tomadas até agora pelo Governo para controlar o preço do gás no mercado ibérico

Logo no primeiro dia do evento, que se realiza nos dias 15 e 16 de novembro, em Lisboa, discute-se a segurança de abastecimento nacional, quer a médio prazo, com a eliminação da dependência do gás russo na Europa e a aceleração da transição energética, quer no momento imediato, dados os desafios complexos que se antecipam neste Inverno para todos os Estados-membros da União.

No segundo dia do evento, todas as atenções se concentram no mercado ibérico e nas medidas que têm sido tomadas pelo Governo para controlar a escalada de preços do gás natural, que tem um impacto determinante também na fatura de eletricidade. Um balanço com dados concretos e um debate a não perder que permitirá fornecer pistas para um futuro redesenho deste mercado, fechando com chave de ouro o evento anual de referência do setor da Energia. 

Os temas da atualidade da Energia debatidos em profundidade e com os olhos postos no futuro: o 10.º Fórum Energia regressa já em novembro para antecipar caminhos num mercado em transformação acelerada. 

 

MARQUE JÁ A SUA PRESENÇA!

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.