18.ª Expo Conferência da Água: Todos os temas, todos os painéis!

18.ª Expo Conferência da Água: Todos os temas, todos os painéis!

É já nos próximos dias 23 e 24 de novembro de 2023 que se realiza a 18.ª edição da Expo Conferência da Água e os 14 temas que vão animar dois dias de debates intensos estão já identificados.  

desafio da escassez de água, em várias regiões do território, estará no centro das atenções no primeiro dia do evento, que inclui painéis dedicados a avaliar as medidas tomadas e a conhecer a experiência de outros países; a repensar tarifários e instrumentos económicos face a uma menor disponibilidade de recursos hídricos; e a estudar mudanças na governança da água que possam fazer a diferença.   

Em maior detalhe, serão ainda debatidas as oportunidades de reforço da oferta de água disponível, nomeadamente por via da produção de água para reutilização e da dessalinização, mas também através da construção de novas barragens e transvases, num horizonte de médio-longo prazo.   

Já o segundo dia do evento será voltado para a versão final do PENSAARP 2030, que deverá ser publicada em breve, destacando prioridades, identificando desafios específicos das entidades gestoras em baixa, assim como as dificuldades concretas de entidades de menor dimensão.

O enorme desafio que representa a aplicação da futura Diretiva das Águas Residuais Urbanas (DARU), assim como a gestão regionalizada das verbas disponíveis no Portugal 2030 para a gestão sustentável da água são outros temas fortes que merecerão cuidada análise no evento que volta a reunir os profissionais do setor da Água.   

 

Conheça todos os painéis da 18.ª Expo Conferência da Água:  

I. SESSÃO DE ABERTURA 

II. ESCASSEZ DE ÁGUA E USO EFICIENTE: AVALIAR MEDIDAS TOMADAS E BEBER DA EXPERIÊNCIA DE OUTROS PAÍSES 

III. REPENSAR TARIFÁRIOS E INSTRUMENTOS ECONÓMICOS EM TEMPOS DE ESCASSEZ

IV. GOVERNANÇA DA ÁGUA: QUE PODERES REFORÇAR E COMO GARANTIR MONITORIZAÇÃO? 

V. MODELOS DE NEGÓCIO PARA A REUTILIZAÇÃO 

VI. DESSALINIZAÇÃO: UMA SOLUÇÃO PARA O PAÍS?

VII. ARMAZENAMENTO DE ÁGUA: BARRAGENS E TRANSVASES PARA O MÉDIO PRAZO 

VIII. PENSAARP 2030: A VERSÃO FINAL 

IX. DESAFIOS ESPECÍFICOS DAS ENTIDADES GESTORAS EM BAIXA RUMO A 2030 

X. O OUTRO PAÍS: DIFICULDADES E DESAFIOS DAS PEQUENAS ENTIDADES

XI. COMO COMBATER A INEFICIÊNCIA NA GESTÃO DA ÁGUA 

XII. DIRETIVA DAS ÁGUAS RESIDUAIS URBANAS: O PRÓXIMO GRANDE DESAFIO DO SETOR

XIII. AGREGAÇÕES EM HORA DE BALANÇO 

XIV. PORTUGAL 2030: OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO REGIÃO A REGIÃO

 

Marque já na sua agenda!    

INSCREVA-SE JÁ!

 

 

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.