18.º Fórum Resíduos: Paulo Praça e Graça Martinho moderam importantes debates sobre biorresíduos e a indústria da reciclagem

18.º Fórum Resíduos: Paulo Praça e Graça Martinho moderam importantes debates sobre biorresíduos e a indústria da reciclagem

O 18.º Fórum Resíduos volta a ser o ponto de encontro do setor, nos próximos dias 2 e 3 de dezembro, reunindo no mesmo palco, em Lisboa, todos os profissionais dos Resíduos, dos municípios e entidades gestoras às empresas de reciclagem e valorização. Em dois dias de intensa discussão e reflexão, há dois debates que prometem marcar a agenda, moderados por dois dos mais respeitados especialistas do setor.   

Aproveite, inscreva-se até ao dia de hoje, 7 de novembro, e beneficie de um desconto de 5%!

Desde o início deste ano a recolha seletiva de biorresíduos é obrigatória no território nacional, e no próximo Fórum Resíduos, queremos ter uma visão panorâmica e atualizada do que já está a ser feito em todo o país e com que sucesso, mas também ouvir as vozes experimentadas de quem está no terreno a tentar fazer as coisas acontecerem. O painel “Biorresíduos: Lições do Terreno” promete tudo isto e a moderação ficará a cargo do Diretor-Geral da Resíduos do Nordeste e Presidente da ESGRA, Paulo Praça. O balanço geral do avanço da recolha de biorresíduos no país será feito por Sílvia Ricardo, Chefe da Divisão de Gestão da Informação de Resíduos da Agência Portuguesa do Ambiente, enquanto Paulo Rodrigues, Chefe da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, Rui Carvalheira, Diretor Municipal da Câmara Municipal de Almada e Sónia Cabeças, Engenheira do Ambiente na Câmara Municipal de Estremoz, partilham resultados e reflexões sobre os projetos desenvolvidos nos seus concelhos.

O arranque da recolha seletiva de biorresíduos representa uma mudança de paradigma, que também terá impacto na captação de materiais recicláveis, que se espera que aumente em quantidade e qualidade, nos próximos anos, contribuindo (a par da criação de novos sistemas baseados na responsabilidade alargada do produtor) para maximizar os índices de reciclagem do país. 

Mas não basta separar e recolher materiais recicláveis, há também que criar condições para que a indústria nacional se desenvolva e retire o devido valor destes resíduos. No painel “Alavancar a Indústria da Reciclagem”, que encerra mais uma edição do Fórum Resíduos, queremos olhar para esta fase da cadeia e dar voz a algumas das principais empresas e associações setoriais que atuam nesta área. Os trabalhos vão ser moderados por Graça Martinho, Professora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Investigadora do MARE, e em cima do palco estarão nomes fortes da indústria como Sandra Silva, COO Resíduos da Veolia Portugal, Manuel Simões, Diretor-Geral da ECODEAL – Gestão Integral de Resíduos Industriais, Luís Realista, Administrador na AVE – Gestão Ambiental e Valorização Energética e ainda Carla Santos, Presidente da APOGER - Associação Portuguesa dos Operadores de Gestão de Resíduos e Recicladores. Em que fluxos e materiais Portugal deve apostar para desenvolver uma indústria de reciclagem mais robusta e competitiva? Que nós górdios persistem, limitando e condicionando o desenvolvimento desta atividade? São questões para as quais queremos obter respostas e que beneficiarão de um painel de excelência para uma reflexão oportuna.

São dois exemplos do que pode esperar em mais uma edição do Fórum Resíduos, o evento que encerra a Semana de Ambiente que, de 26 de novembro a 3 de dezembro, junta no Centro de Congressos do LNEC, em Lisboa, todos os profissionais dos setores da Água, Resíduos e Energia. 

Inscreva-se aqui n o18.º Fórum Resíduos

Consulte o Programa 18.º Fórum Resíduos

Saiba também mais sobre as outras duas iniciativas da Semana de Ambiente:

12.º Fórum Energia

19.ª Expo Conferência da Água

Para mais informações siga-nos no LinkedIn.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.