
28,4 milhões mitigam pobreza energética no norte de Portugal
O projeto Porto Energy Hub (PEH) contribuiu para a transformação de mais de 24 mil habitações no Norte de Portugal, com um investimento de 28,4 milhões de euros.
Trata-se de um projeto europeu coordenado pela Agência de Energia do Porto - AdEPorto, que nasceu com o objetivo de mitigar a pobreza energética e melhorar a qualidade de vida das comunidades, promovendo a eficiência energética e a produção de energia renovável.
Com um impacto direto em mais de 24 mil habitações, o PEH apoiou na redução da emissão de CO2 em 3,6 mil toneladas e no investimento de 28,4 milhões de euros em iniciativas de eficiência energética e energias renováveis na Região Norte de Portugal, informa a AdEPorto em comunicado.
Lançado em junho de 2021, no âmbito do programa Horizonte 2020 da Comissão Europeia e coordenado pela AdEPorto, o PEH apoiou um total de 240 projetos, dos quais 75 já se encontram em fases avançadas, com obras concluídas, contratos firmados ou concursos lançados.
Disponibilizado através de um balcão único de serviços integrados, o PEH abrangeu as áreas de Eficiência Energética em Edifícios, Energia Renovável e Autoconsumo, atuando em toda a Região Norte de Portugal. "Essa abordagem facilitou a implementação de soluções como isolamento térmico, melhorias nas janelas e substituição da iluminação por LED, tendo um impacto positivo no conforto térmico e na qualidade de vida das comunidades locais", acrescenta a AdEPorto.
Para garantir a eficácia das intervenções, foi implementado um sistema de monitorização de habitações representativas, avaliando o consumo de energia, a temperatura, a humidade e a qualidade do ar. Este sistema seguirá em operação por mais um ano após a conclusão das obras, assegurando que os benefícios sejam sustentáveis a longo prazo.
Filipe Araújo, Presidente do Conselho de Administração da AdEPorto, citado em comunicado, diz que "o Porto Energy Hub demonstrou que é possível transformar a ambição da transição energética em resultados concretos, melhorando a eficiência energética e a qualidade de vida de milhares de famílias na região Norte. Com este projeto, criámos um modelo inovador que agora será expandido a nível nacional, reforçando o nosso compromisso com a descarbonização e uma transição energética mais justa e inclusiva".