
3.º Fórum Biorresíduos: conheça o programa completo
Muito em breve, só a assinatura do Jornal Água&Ambiente Online garantirá leitura deste artigo/conteúdo.
Não perca a melhor informação sobre Energia, Resíduos e Água. Assine aqui.
Apoie a informação plural e independente.
O 3.º Fórum Biorresíduos está agendado para o próximo dia 5 de junho e o programa completo desta edição já está disponível. Já pode assim escrutinar, em detalhe, todos os painéis e todos os temas que serão analisados em mais uma edição do evento anual que reúne os profissionais do setor dos resíduos que estão a concretizar no terreno um dos grandes desafios da década: a recolha seletiva de biorresíduos.
E aproveite: inscreva-se até ao próximo dia 23 de abril e beneficie de um desconto especial até 20% no valor.
Visão global: Primeiros resultados e desafios a ultrapassar
Neste dia intenso em debates e informação de qualidade, a parte da manhã será dedicada a uma panorâmica do que se passa no país. No painel “Visão global: Primeiros resultados e desafios a ultrapassar”, haverá apresentações sobre o que revelam os últimos dados disponíveis no que respeita ao avanço da recolha seletiva de biorresíduos no continente e sobre os investimentos preconizados nos PAPERSU para potenciar a recolha e garantir o tratamento deste fluxo de resíduos.
Cinco exemplos inspiradores
Mas os grandes protagonistas serão os municípios: selecionámos cinco exemplos inspiradores que irão partilhar com os participantes do 3.º Fórum Biorresíduos os pormenores do seu modelo de recolha – das opções técnicas às soluções de financiamento –, bem como refletir sobre as principais dificuldades encontradas e como foram superadas. Será um grande momento de reflexão estratégica que se espera poder ser útil para todos os municípios envolvidos na implementação dos seus próprios sistemas de recolha de biorresíduos de norte a sul do País.
Operação de Recolha: O monstro das seis cabeças e 12 pés
Na parte da tarde, os inúmeros desafios da operação de recolha de biorresíduos voltarão a estar no centro das atenções. Escutaremos cinco intervenções sobre aspetos específicos da recolha que podem fazer a diferença na hora de implementar um sistema: a implementação de tarifários PAYT, a definição da frequência de recolha e lavagem de contentores ou os critérios para escolher as melhores opções no mercado são alguns dos temas em cima da mesa. O combate ao desperdício alimentar e a opção entre aumentar a cobertura do serviço ou potenciar a adesão dos utilizadores serão outros assuntos em destaque neste painel intitulado “Operação de recolha: o monstro das seis cabeças e 12 pés”.
Gestão de biorresíduos de grandes produtores
E, nesta edição do Fórum Biorresíduos, vamos também lançar luz sobre o que se passa na “Gestão de biorresíduos de grandes produtores”, onde ainda subsistem dificuldades, quer na prestação do serviço de recolha, quer na garantia de soluções de tratamento para os resíduos recolhidos. Trazemos assim à discussão a perspetiva dos grandes produtores e dos operadores de gestão de resíduos para uma conversa informada e potenciadora de soluções sobre os caminhos a seguir.
Tecnologias de digestão anaeróbia e compostagem
O debate prossegue com o painel dedicado à Valorização orgânica e energética de biorresíduos: aqui colocamos o foco nos desafios e oportunidades da integração de tecnologias de digestão anaeróbia e compostagem.
Criar o mercado do biometano: lições de fora
Logo a seguir, abrimos horizontes para o que se passa lá fora, nomeadamente noutros países europeus, ao nível da produção de biometano a partir de biorresíduos recolhidos seletivamente. O painel “Criar o mercado do biometano: lições de fora” contará com uma intervenção inicial, centrada no exemplo de outros países, e nas medidas tomadas por estes para promover a colaboração entre setores e o desenvolvimento de modelos de negócio atrativos para todos. Apresentação esta que será depois comentada por um painel qualificado de oradores que refletirão sobre o caso português e as lições a retirar da experiência internacional.
Biorresíduos: Made in Italy
Na mesma senda, no último painel do dia, intitulado “Biorresíduos: Made in Italy”, ficaremos a conhecer o trabalho realizado em duas cidades italianas – Milão e Treviso –, com características urbanas distintas, mas que têm alcançado excelentes desempenhos na área da reciclagem e da gestão deste fluxo. Aprender com os melhores exemplos é uma forma de antecipar dificuldades e arrepiar caminho rumo ao futuro.
Este é apenas um resumo do programa que já está disponível para consulta e que reúne todos os assuntos mais relevantes que ocupam a comunidade de profissionais envolvidos e interessados em fazer avançar no terreno a recolha seletiva de biorresíduos.
Conheça o programa completo aqui.
Não fique de fora! Garanta já o seu lugar!
E aproveite: inscreva-se até ao próximo dia 23 de abril e beneficie de um desconto especial até 20% no valor.
Para mais informações, siga-nos no Linkedin!