_(large)_1188295478.jpg)
Sucateiros ilegais prejudicam negócio dos operadores licenciados
Desde que a nova lei sobre o imposto único de circulação foi publicada a 29 de Junho, que diariamente surgem pessoas nas instalações da Ambitrena enganadas por sucateiros ilegais.
«Algumas pessoas aparecem já em desespero porque não conseguem resolver o problema da entrega dos seus veículos imobilizados para abate. Ainda há muita gente que não sabe que para deixar de pagar imposto é necessário um certificado de abate do respectivo veículo em fim de vida (VFV), só obtido (gratuitamente) num centro autorizado pela Valorcar», alerta João Miranda, responsável pela Ambitrena Setúbal.
«Se o VFV não for entregue a uma empresa licenciada que possa fazer o abate do mesmo com a emissão do respectivo certificado, essa viatura vai ser sempre associada ao dono que terá de continuar a pagar o imposto », salienta o responsável. Esta é a unidade mais antiga e experiente em matéria de processamento de VFV do Ambigroup, sendo também uma das 27 licenciadas pela Valorcar para o tratamento desses resíduos.
Só este ano, este centro de recepção já abateu 792 veículos. Apesar disso, «a actividade está a cerca de 25 por cento das nossas capacidades. As linhas de descontaminação e de abate da Ambitrena têm capacidade para 16 viaturas ao dia, com base em oito horas de laboração diárias, havendo a possibilidade de ser aumentada caso se justifique com uma maior recepção de VFV, o que é muito provável com a aplicação da nova lei», diz o responsável.
Para além da questão associada ao imposto, João Miranda alerta também para os problemas ambientais provocados pelos líquidos perigosos contidos no VFV (combustível, óleos ou baterias) e a degradação paisagística causada. E deixa o conselho: «os proprietários de VFV só têm a ganhar se entregarem os seus VFV em unidades autorizadas/licenciadas». No caso da Ambitrena, que dispõe também de unidades em Faro, Beja e Aveiro, «além de emitirmos o certificado de abate e a anulação da matrícula gratuitamente também fazemos a recolha do veículo gratuitamente num raio de 50 km em redor das nossas unidades. A única coisa que o proprietário tem de fazer é ligar para uma das nossas instalações e entregar os documentos da viatura», explica.