_(large)_1189063166.jpg)
Rave diminui consumo de combustíveis e emissões de CO2
No ano passado, o consumo de combustíveis da frota automóvel da Rave – Rede Ferroviária de Alta Velocidade diminuiu dois por cento em relação a 2005, nomeadamente devido à redução dos consumos de gasolina. Este é um dos resultados do primeiro relatório de sustentabilidade da empresa, relativo a 2006, elaborado de acordo com as directrizes da Global Reporting Initiative.
Também os valores das emissões de gases com efeito de estufa com origem no consumo de combustíveis associados à frota de automóveis da Rave diminuíram 1,7 por cento comparativamente com o ano anterior. Ou seja, passou-se de 80,3 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2e) para 78,9 toneladas de CO2e.
No seu relatório de sustentabilidade, a Rave salienta que é «uma empresa com fortes preocupações ambientais, que se reflectem tanto ao nível da redução dos consumos e emissões relacionados com o desenvolvimento da sua actividade, como ao nível da identificação e prevenção de impactes ambientais e de realização de investimentos na protecção do ambiente decorrentes da implementação do projecto».
No final de 2006, o valor acumulado do investimento no projecto da Rede de Alta Velocidade situou-se nos 58,6 milhões de euros, dos quais 24 por cento foram concretizados no ano passado. Complementarmente, a Rave promoveu ainda cerca de 1,5 milhões de euros de investimento em dotações para financiamento dos estudos e projectos no âmbito dos troços transfronteiriços.