_(large)_1190908697.jpg)
Biodiversidade «não é menos importante que as alterações climáticas»
«O tema da biodiversidade não é, actualmente, menos importante do que o das alterações climáticas». O alerta foi ontem lançado por Shulamit Alony, representante da campanha Countdown 2010, uma rede internacional de parceiros que visa contribuir para travar a perda de biodiversidade.
Durante o seminário «Sociedade Civil, Empresas e Biodiversidade», que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, Shulamit Alony defendeu a necessidade de se salvaguardar os habitats e as espécies.
«Muitos sectores da economia beneficiam mais da biodiversidade do que possam pensar», realçou, por sua vez, Andrew Jones, do Instituto Europeu de Política Ambiental. Mas também podem ter um papel importante na sua preservação. A comprová-lo está o projecto Business&Biodiversity que, em Portugal, já integra sete empresas. «Ao fazermos uma ligação entre os negócios e as empresas e a biodiversidade podemos explorar várias oportunidades», lembrou o presidente do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade. João Menezes chamou a atenção para o facto de a iniciativa ter um carácter voluntário, mas que ninguém «é voluntário sem ter algo a ganhar».
Muitas companhias reconhecem cada vez mais a importância de incluir a biodiversidade na equação das suas actividades e compreendem o papel que podem assumir na sua preservação. Neste sentido, a Presidência Portuguesa da União Europeia promoverá, em Novembro, uma conferência internacional sobre o tema.