
Trabalhos escolares sobre água e ambiente recebem prémio nacional
Mais de 1200 alunos dos três ciclos do ensino básico participaram no concurso nacional Brigada Verde, que resulta de uma parceria entre a Unilever Jerónimo Martins e a Associação Bandeira Azul da Europa.
Além dos certificados a todos os finalistas, a iniciativa atribui o galardão Eco-Escolas 2007 a dois projectos: «A Água que temos e a água que queremos» da escola EB 2,3 S. Silvestre, de Coimbra, no tema Água, e «Vozes do Ambiente», da escola EB1 Porto Moniz, no tema Livre. A implantação das soluções premiadas com vista a «responder a problemas ambientais específicos da região de cada escola» será totalmente suportada pela empresa a título de prémio, esclarece a Jerónimo Martins em comunicado.
Também premiados foram os projectos «Água, tesouro de Vida», da escola EB1 Nº1 de Vinhais; «Amar o Mar… Ajude a limpar!», da EB/Sec. Dr. Francisco Freitas Branco; «Santa Margarida do Sado- Entre o Rio e o Montado» da EB1/JI de Santa Comba Dão; «Protecção da Floresta» da EB1/JI de Lagoas; «Uma escola mais verde, uma cidade mais limpa» da Sec. Padre Emiliano de Andrade e «Brigadas Verdes» da EB1JI de S. Romão.
A cerimónia de entrega dos prémios tem lugar hoje no Expocentro em Pombal, onde estarão presentes cerca de três mil pessoas, entre as quais se incluem alunos de cada brigada com o respectivo professor, representantes da ULJM, da ABAE, bem como os membros do júri, e outros convidados.