Expo Energia: Diversificar o mix energético: o carvão como parte da solução
ambiente

Expo Energia: Diversificar o mix energético: o carvão como parte da solução

Na sessão dedicada ao tema «Diversificar o mix energético: o carvão como parte da solução – Captura e armazenamento de carbono nas centrais termoeléctricas», Isabel Cabrita, directora do Departamento de Engenharia Energética e Controlo Ambiental, do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Ambiente.

A especialista sublinhou que, ao pensarmos na captura de CO2, temos de contar com a captura (que engloba custos muito elevados), o transporte (que pode ser feito por condutas ou navios) e a armazenagem.

Isabel Cabrita explicou que «tem sido estudado o potencial de reserva nos reservatorios de gás e petróleo, nos aquíferos salinos e nos veios de carvão». A especialista lembrou ainda que «a energia é o sector que contribui com a maior quantidade de emissões de dióxido de carbono».
Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.