Expo Energia: «Debate - Diversificar o mix energético: o nuclear como parte da solução»
ambiente

Expo Energia: «Debate - Diversificar o mix energético: o nuclear como parte da solução»

Durante a sua intervenção no debate sobre o tema «Diversificar o mix energético: o nuclear como parte da solução», Nina Commeau-Yannoussis, representante da Direcção Geral para a Energia e Transportes da Comissão Europeia, lembrou que a economia europeia vai precisar cada vez mais de electricidade para ser competitiva e que esse crescimento é muito maior do que os recursos energéticos disponíveis.

Perante isto, a tecnologia nuclear é «a solução mais competitiva», uma vez que o urânio é um recurso que, na opinião da especialista, não enfrentará um cenário de escassez nas próximas décadas.

Nina Commeau-Yannoussis admite que é «saudável» ter medo do nuclear, mas adianta que há mecanismos que resolvem esse medo, como o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais fiáveis, seguras e eficientes. O medo da radioactividade é questionado pela oradora, uma vez que «a maior parte da radiactividade não vem do nuclear, mas sim de gases naturais».

Por seu turno, Frank Barnaby considera que o uso da energia nuclear pode ter graves consequências ao nível da segurança mundial. Durante a sua intervenção, o consultor para os assuntos nucleares do Oxford Research Group lembrou que a aposta na energia nuclear pode dar azo ao seu uso por «terroristas», que podem adquirir material radioactivo e, depois, usar explosivos para espalhar esse material.

No que diz respeito às alterações climáticas, Frank Barnaby defende que aquele tipo de energia não responde às necessidades «urgentes» de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, dado o largo período necessário para que as centrais nucleares possam começar a fornecer a energia necessária.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.