Universidade do Porto inaugura Pólo do Mar
ambiente

Universidade do Porto inaugura Pólo do Mar

Os primeiros espaços do Pólo do Mar do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) foram inaugurados no passado dia 30 de Março. Os 3000 m2 do antigo Edifício da Sanidade do Porto de Leixões, em Leça da Palmeira, passarão a estar dedicados à instalação de empresas start-up e spin-off, alicerçadas na investigação e inovação produzidas na Universidade do Porto e nas empresas que já operam no mercado e que queiram aproveitar possíveis sinergias com as unidades de investigação da maior universidade portuguesa.

Neste novo espaço, o UPTEC vai providenciar todas as condições necessárias para o desenvolvimento de empresas tecnológicas apostadas em encontrar novos usos económicos para o mar e apoiar a modernização das indústrias tradicionais relacionadas: desde a construção de veículos robóticos subaquáticos até à produção de aquacultura, passando pelo aproveitamento da energia das ondas ou o desenvolvimento de novos sistemas de navegação.

Para além do espaço físico, a nova incubadora do UPTEC, que só deverá estar concluída em 2011, disponibiliza às empresas que ali se instalarem um conjunto único de recursos de apoio às actividades de investigação, desenvolvimento e inovação (laboratórios, oficinas e equipamentos, partilhados com as unidades de investigação da Universidade do Porto) e de serviços comuns de apoio a intervenções técnicas e científicas no mar (várias embarcações, equipamento e formação em mergulho subaquático, entre outros).

No prazo de 10 anos, os responsáveis da Universidade do Porto esperam que o Pólo do Mar da UPTEC possa gerar cerca de 1700 postos de trabalho qualificados.


Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.