OMI já tem acordo de REN e REE
A Redes Energéticas Nacionais (REN) e a Rede Eléctrica de Espanha (REE) assinaram o acordo base para a criação do Operador de Mercado Ibérico (OMI). O Secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, foi o porta-voz da novidade, durante a conferência do Conselho de Reguladores do Mercado Ibérico da Electricidade, que está a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
«São grandes os desafios, mas fazemo-lo com optimismo.Uma das boas constatações que encontrei no sector é a grande qualidade dos takeholders, o que cria um equilíbrio em alta. É hoje claro que a energia não pode ser só vista como factor de produção, ela é um dos mais poderosos motores de mudança à escala global», adiantou o responsável, acrescentando que a formalização do OMI está prevista para Outono, por ocasião da cimeira luso-espanhola.
Já a Vítor Santos, presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), coube a divulgação de uma outra novidade: a aprovação da proposta que define um mecanismo harmonizado de gestão a prazo na capacidade de interligação entre Portugal e Espanha, «uma pré condição ao funcionamento eficiente dos mercados grossista e retalhista», no entender do regulador.