Andanças: pequenas soluções que o Ambiente agradece
ambiente

Andanças: pequenas soluções que o Ambiente agradece

São 65 grupos, 60 oficinas de dança, 12 oficinas de instrumentos, entre outras actividades que vão assentar arraiais na aldeia de Carvalhais, em São Pedro do Sul. A edição 2010 do festival Andanças começa na segunda-feira e espera cerca de 25 mil participantes nos sete dias que dura o evento.O tema escolhido este ano anda a volta da Comunidade, havendo vários debates e projecções de filmes preparados pela organização.

As novidades para este ano passam pela presença de grupos africanos e da América do Sul. Outro conceito que estreia em Carvalhais é o Flocking, uma espécie de baile interactivo no qual a música e as pessoas se influenciam mutuamente, resultando numa experiência sempre diferente.

Uma vez mais, a organização apostou em práticas sustentáveis, para que o Andanças deixe a menor pegada ecológia possível. Miguel Costa, da Associação PédeXumbo, adiantou ao AmbienteOnline que estão disponíveis diariamente autocarros que partem de Lisboa e Porto e que fazem a ligação directa ao festival.

«Continuamos a ter o princípio do Zero Descartável, o que significa que não há copos, talheres ou pratos de plástico na cantina do Andanças; temos também o conceito do Quilómetro Zero, onde conseguimos reduzir a pegada carbónica comprando ingredientes e produtos locais; reduzimos a água ao mínimo, aproveitando as águas do duche para as descargas dos autoclismos. Trata-se de mostrar que é simples, com pequenas soluções, fazer grande diferença», defende o responsável.

A redução do desperdício também é uma aposta da organização: «Zero desperdício vai servir, este ano, para regularmos a quantidade de comida que é servida em cada prato já que, no ano passado, verificámos que as pessoas deixavam, em média, 100 gramas de comida no prato. Apesar de o lixo orgânico seguir para compostagem, queremos produzir o mínimo possível», assegura Miguel Costa.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.