
Resiestrela e CIRVA parceiros na gestão de RCD
«Esta parceria pretende concretizar e dar resposta aos anseios dos pequenos produtores de RCD, que se deparavam com a inexistência de locais apropriados para a sua deposição, o que levava a que os mesmos fossem muitas vezes lançados de forma incorrecta nas florestas e locais ermos, atentando contra o ambiente», explica Carlos Pais, administrador delegado da Resiestrela, empresa responsável pela gestão do Sistema Multimunicipal de Triagem, Recolha Selectiva, Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Cova da Beira.
O princípio é simples: valorizar as infra-estruturas, articulando a rede logística de recolha de resíduos detida pela Resiestrela S.A. - ecocentros, com a capacidade de transporte e tratamento de RCD que a CIRVA Ace instalou, «possibilitando a prestação de um serviço essencial e de proximidade a todos os que realizam pequenas obras de construção civil, de forma mais económica e eficiente», afirma Carlos Pais.
O ecocentro situado no Sabugal é o primeiro onde é possível a deposição dos RCD, prevendo-se que a rede de recolha venha a ser alargada brevemente aos restantes ecocentros da Resiestrela S.A, em função da adesão das restantes câmaras municipais da área de incidência do sistema multimunicipal. «Assim, todos os concelhos do sistema poderão vir a ser dotados com uma solução técnica e ambientalmente sustentável, para a questão dos RCD produzidos nas pequenas obras», conclui o administrador da Resiestrela.