
Abertas primeiras candidaturas a investimento na Bioeconomia
O PEPAC no Continente lançou o primeiro concurso na área da Bioeconomia. As candidaturas abriram a 26 de dezembro e decorrem até 28 de fevereiro de 2025.
Esta ação representa um impulso à economia circular nas unidades agroindustriais ou florestais, sendo que, com este novo concurso, o PEPAC no Continente vai apoiar a construção de novas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) ou a modernização de estações já existentes, bem como investimentos que potenciem a utilização da biomassa natural, lamas, estrumes e de subprodutos.
“Estamos a contribuir para fomentar a competitividade e estimular o desempenho ambiental e climático na Bioeconomia da transformação e comercialização de produtos agrícolas e florestais”, afiança uma nota do PEPAC no Continente.
A tipologia C.3.1.2 ‘Investimento na Bioeconomia para Melhoria do Desempenho Ambiental’ visa fomentar o investimento para aumentar o desempenho ambiental e/ou climático na bioeconomia a montante (fornecedores de bens e serviços a atividade agrícola/florestal) e a jusante (transformação e comercialização de produtos agrícolas /florestais).
A área geográfica elegível é o território de Portugal Continental sendo que são beneficiários elegíveis pessoas singulares ou coletivas que se dediquem à transformação ou comercialização de produtos agrícolas, e à primeira transformação ou comercialização de produtos florestais.