ACCIONA com dois novos contratos de tratamento de águas residuais em Portugal
Foram adjudicados à ACCIONA dois novos contratos de tratamento de águas residuais em Portugal, que consistem na realização do tratamento terciário das águas da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Vilamoura, no Algarve; e da ETAR do Carvalhal, em Mafra, vila portuguesa no Distrito de Lisboa.
O tratamento terciário da ETAR de Vilamoura, adjudicado pelas Águas do Algarve, em conjunto com a empresa local Tecnorém, produzirá água recuperada de elevada qualidade a partir de águas residuais, que será depois utilizada para a rega de campos de golfe. O tratamento será realizado utilizando a tecnologia de ultrafiltração, com uma capacidade de 1.000 m³/h. Prevê-se que a estação de tratamento entre em funcionamento em meados de 2026.
Além disso, o contrato da ETAR de Carvalhal foi adjudicado pelas Águas do Tejo Atlântico. A ETAR utilizará a tecnologia de lamas ativadas com capacidade para tratar 356 m³/h.
Graças a este contrato, diz a ACCIONA, em comunicado, “o tratamento das águas residuais abrangerá, pela primeira vez, a povoação do Carvalhal e contribuirá para a aplicação de medidas ambientais adequadas para evitar a contaminação do rio Lizandro e, consequentemente, a praia turística da Foz do Lizandro”.
Ambos os contratos perfazem um montante total de 6 milhões de euros e uma capacidade de tratamento conjunta de 1.356 m³/h.