Açores inauguram Central de Valorização Energética em São Miguel
resíduos

Açores inauguram Central de Valorização Energética em São Miguel

A nova Central de Valorização Energética da ilha de São Miguel foi inaugurada esta sexta-feira, numa cerimónia em Ponta Delgada, marcando o arranque oficial de uma infraestrutura que, segundo o Presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, “simboliza a transição dos Açores para um modelo de desenvolvimento mais sustentável, mais circular e mais resiliente”. A informação foi divulgada no portal oficial do Governo dos Açores.

Com um investimento superior a 86 milhões de euros, esta central insere-se no ECOPARQUE de São Miguel, cujo valor total ultrapassa os 120 milhões. De acordo com José Manuel Bolieiro, esta infraestrutura de referência foi concebida segundo “os mais exigentes padrões técnicos e ambientais” e vem complementar um sistema integrado de gestão de resíduos adaptado à realidade da maior ilha açoriana.

A central permitirá transformar em energia os resíduos que, até agora, eram depositados em aterro, contribuindo para que a Região Autónoma dos Açores atinja as metas europeias para 2025. “A meta de 55% (taxa de preparação para reutilização e reciclagem) está praticamente alcançada, aliás já atingida na ilha de São Miguel”, afirmou o presidente do Governo.

A obra contou com financiamento comunitário de 68 milhões de euros — 47 milhões através do PO-SEUR e 21 milhões pelo programa Açores 2030 —, empréstimos bancários de 27 milhões e recursos próprios para o valor restante.

Durante a intervenção, José Manuel Bolieiro realçou ainda outras iniciativas enquadradas na estratégia regional de gestão de resíduos, nomeadamente a Agenda para a Economia Circular e os projetos-piloto como o sistema de depósito de embalagens, que recolheu mais de 20 milhões de unidades entre 2022 e 2025, e a recolha de cápsulas de café, em parceria com os 19 municípios da região.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.