
Açores vai ter 2,78 milhões do programa LIFE
Foi aprovada a candidatura da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação dos Açores ao Programa LIFE na área temática da ‘Iniciativa Europeia para os Polinizadores’, no valor de 2,78 milhões de euros.
O projeto visa criar condições mais favoráveis ao refúgio, alimentação e dispersão de polinizadores numa diversidade de usos de solo agrícola e florestais, e irá desenvolver-se ao longo de seis anos.
Para além do reforço da capacidade de produção de plantas destinadas aos trabalhos, envolvendo os serviços de ilha da Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação nas ilhas das Flores, Faial, S. Miguel e Terceira, o projeto ‘Life Polinizaçores' prevê a sua posterior utilização para melhoria de habitats em cerca de 51 hectares das mesmas ilhas.
António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, refere em comunicado, que “com o ‘Life Polinizaçores', o Governo Regional assume um papel pioneiro na implementação das políticas europeias que apontam para a necessidade de reverter o declínio das comunidades de polinizadores, no sentido de potenciar os serviços de ecossistema que as mesmas oferecem à sociedade, com especial relevo para a atividade agrícola”.