Adjudicada construção de dessalinizadora do Algarve
O Ministério do Ambiente e Energia anunciou, em comunicado, a adjudicação da construção e exploração da primeira estação de dessalinização em Portugal Continental, a ser instalada no Algarve, no concelho de Albufeira.
O investimento é de 107,9 milhões de euros e a conclusão da obra está prevista para o final de 2026 ou início de 2027.
Este projeto faz parte da resposta estratégica à escassez hídrica, de uma região afetada por ciclos de seca, à qual se junta a captação de água do Pomarão, viabilizada por um entendimento estabelecido entre a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, e a sua homóloga espanhola, Teresa Ribera, no passado dia 27 de setembro.
O projeto, adjudicado pela Águas do Algarve, abrange a conceção final e construção da infraestrutura, seguida da sua exploração por um período de três anos.
A dessalinizadora, que ficará localizada no concelho de Albufeira, terá uma capacidade inicial 16 milhões de metros cúbicos (m3), mas já está a ser projetada a infraestrutura para que tenha capacidade para tratar até 24 milhões de m3 de água.
"Esta infraestrutura representa um investimento estratégico, juntamente com a tomada de água no Pomarão, para reforçar o abastecimento à região, mesmo em períodos de seca prolongada", considera a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Para Graça Carvalho, “em apenas seis meses, este Governo conseguiu levar para a frente a tomada de água no Pomarão e o arranque da conceção, construção e exploração da dessalinizadora no Algarve”.