
Agência Internacional de Energia diz que a procura mundial de energia acelerou 2,2%
A procura mundial de energia aumentou 2,2% em 2024, uma aceleração acentuada em comparação com o aumento médio anual de 1,3% na década anterior.
Os dados constam do relatório anual sobre o mercado, publicado hoje, pela Agência Internacional da Energia (AIE), que sublinha que a procura de eletricidade aumentou 4,3%, ou seja, a um ritmo muito mais rápido do que o da energia no seu conjunto, mas também do que o do crescimento económico (3,2%).
Estes dados, acrescenta a AIE, devem-se a tendências estruturais, como a utilização cada vez mais generalizada do ar condicionado, a eletrificação de muitas indústrias, bem como a importância crescente da economia digital e da inteligência artificial, com o seu corolário nos centros de dados, que são grandes consumidores de eletricidade.
“Existem muitas incertezas no mundo de hoje e diferentes narrativas sobre a energia - mas este novo relatório da AIE, baseado em dados, apresenta alguns factos claros sobre o que está a acontecer a nível global”, afirma o Diretor Executivo da AIE, Fatih Birol, citado em comunicado.
O responsável adianta que “a utilização de eletricidade está a crescer rapidamente, puxando consigo a procura global de energia, de tal forma que é suficiente para inverter anos de declínio do consumo de energia nas economias avançadas. O resultado é que a procura de todos os principais combustíveis e tecnologias energéticas aumentou em 2024, com as energias renováveis a cobrirem a maior parte do crescimento, seguidas pelo gás natural. E a forte expansão da energia solar, eólica, nuclear e dos veículos elétricos está a diminuir, cada vez mais, as ligações entre o crescimento económico e as emissões”.