Água garantida para o Alentejo e Algarve, mas obras hídricas precisam de acelerar, diz Graça Carvalho
água

Água garantida para o Alentejo e Algarve, mas obras hídricas precisam de acelerar, diz Graça Carvalho

O Alentejo e o Algarve têm garantido o abastecimento de água para os próximos dois anos, mas é necessário "acelerar as obras" em curso nestas regiões, alertou esta quinta-feira a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho. De acordo com a agência Lusa, a governante, que falava aos jornalistas em Mértola, no distrito de Beja, sublinhou que, apesar do recente inverno chuvoso, "é preciso estar preparado para longos períodos sem chuva", lembrando que a quantidade de precipitação no sul da Península Ibérica tem vindo a diminuir ao longo dos últimos anos.

"Todos os dados que temos dos últimos oito anos mostram que a quantidade de chuva no sul da Península Ibérica, nomeadamente na Andaluzia, Algarve e Alentejo, tem vindo a diminuir", destacou a ministra. Apesar da situação atual garantir água para dois anos, a governante afirmou que é essencial continuar a investir em infraestruturas para "diminuir as perdas de água", nomeadamente a ligação hídrica entre o barlavento e o sotavento algarvio, a dessalinizadora de Albufeira e a tomada de água do Pomarão.

Maria da Graça Carvalho fez estas declarações no final de uma reunião bilateral da EuroAAA – Eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia, em Mértola. O encontro focou-se em temas como a gestão de recursos hídricos, biodiversidade e energia, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável da região sul da Península Ibérica. Durante a reunião, a ministra referiu ainda a nova Estratégia do Baixo Guadiana, que visa a preservação do rio e a melhoria da navegabilidade, além de envolver obras de desassoreamento.

A reunião também marcou a passagem da presidência da EuroAAA para o Algarve, que assumirá a liderança da eurorregião até 2027.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.