Águas de Portugal ajuda a melhorar serviço de abastecimento na Indonésia
O Grupo Águas de Portugal (AdP) assinou um contrato com o Ministério das Obras Públicas da Indonésia. Objetivo? Apoiar o programa de transformação institucional do abastecimento de água promovido pelo Governo daquele país.
Segundo comunicado da AdP enviado às redações, o contrato envolve a prestação de serviços de consultoria e tem como projeto-piloto a melhoria dos serviços de água potável na província de Bali, destino turístico que atrai uma média superior a seis milhões de pessoas anualmente.
Esta transformação, salienta a AdP, vai incidir nas “políticas, instituições e regulamentos do setor da água, visando melhorar a governação e a prestação de serviços para garantir o acesso universal a um abastecimento de água gerido de forma segura, sustentável e resiliente para a população da Indonésia”.
Este contrato tem o valor de 399.962,57 dólares, com financiamento do Banco Mundial no âmbito do Projeto Nacional de Abastecimento Urbano de Água na Indonésia.
Os serviços de consultoria serão prestados por uma equipa multidisciplinar envolvendo diversas empresas do Grupo AdP, através da AdP Internacional, durante 16 semanas, estando a conclusão dos trabalhos prevista para o final do mês de novembro de 2024.
Com uma população residente de cerca de 4,4 milhões de pessoas, na província de Bali, a cobertura do serviço de abastecimento de água canalizada é inferior a 20% e a baixa cobertura dos serviços de saneamento resulta na deterioração e contaminação da qualidade das águas subterrâneas, com impactos na água disponível para consumo, insuficiente para cobrir as necessidades do consumo doméstico e das atividades comerciais e de hotelaria/turismo.