Águas do Algarve assina contrato de fornecimento de água para reutilização

Águas do Algarve assina contrato de fornecimento de água para reutilização

A Águas do Algarve assinou esta segunda-feira, dia 20 de maio, um contrato de fornecimento de Água para Reutilização (ApR) com várias unidades hoteleiras e empreendimentos de golfe, num investimento financiado ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) estimado em mais de 2,5 milhões de euros.

As empresas visadas são a Infraquinta - Empresa de Infraestruturas da Quinta do Lago, a Sociedade do Golfe da Quinta do Lago, a Sociedade Hoteleira São Lourenço, a JJW Portugal e a Tributo Revelação Hotel.

Prevendo-se que praticamente todo o volume da ETAR da Quinta do Lago, cerca de 1,2 Mm3/ano, possa vir a ser reutilizado, as necessidades de ApR excedem assim a disponibilidade existente no período primavera/verão/outono.

A ApR produzida no futuro subsistema de tratamento, elevação e adução da ETAR da Quinta do Lago terá qualidade de Classe B, sendo os usos a rega de espaços verde e jardins públicos e de campos de golfe e zonas ajardinadas associadas. A ApR poderá igualmente ser utilizada para usos urbanos como lavagem de ruas, de veículos e de contentores, rega de canteiros e utilização em frentes de obra.

"Trata-se de um momento muito importante para a região algarvia, sendo estes os primeiros contratos a serem assinados com os utilizadores no âmbito do PRR, para a utilização da ApR. Para além de constituir uma medida de adaptação às alterações climáticas, a utilização de águas residuais tratadas incorpora os desafios da economia circular na gestão do ciclo urbano da água, gerando benefícios ambientais, sociais e económicos significativos para o Algarve", pode ler-se num comunicado da Águas do Algarve.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.