Águas do Algarve lança concurso para produção de água para reutilização na ETAR de Vilamoura
água

Águas do Algarve lança concurso para produção de água para reutilização na ETAR de Vilamoura

A Águas do Algarve lançou um concurso público, publicado esta segunda-feira em Diário da República, para a construção das infraestruturas de elevação e adução de água para reutilização (ApR) da ETAR de Vilamoura, no valor de 10,9 milhões de euros, que terá como principal fim a aplicação na rega de campos de golfe e espaços verdes.

Este é um projeto financiado pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve.

A obra visa habilitar a ETAR de Vilamoura para uma produção de ApR média de 16 mil m3/dia e uma capacidade de pico de mil m3/h, para rega de cinco campos de golfe (Old Course, Pinhal, Laguna, Millenium, Victoria), rega de espaços verdes da Inframoura, Parque Desportivo da Vilamoura World, Cidade Lacustre, e espaços verdes da associação de moradores do Clube de Ténis de Vilamoura.

Prevê-se que o volume de ApR a fornecer seja de cerca de 2,24 milhões de m3, o que representa 66% do efluente total tratado na ETAR de Vilamoura.

A rede adutora/ distribuição a construir será de cerca de 12 km, com diâmetros que variam de 500 mm a 160 mm; Abastecerá 9 pontos de entrega com medição e controlo de caudal.

O projeto visa aumentar a disponibilidade dos recursos hídricos e a resiliência da região, contribuindo para a circularidade e neutralidade carbónica dos serviços de água e para o desenvolvimento económico sustentável, numa altura em que o Algarve vive uma das piores secas de que há registo. 

Para a produção de água para reutilização no Algarve, está previsto um investimento global de 23 milhões de euros até 2025, estimando-se um incremento de 1,4 para 8 milhões de m3/ano, destinando-se 71% à utilização pelos campos de golfe.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.