ÁguaSistemas: soluções para a água do futuro

ÁguaSistemas: soluções para a água do futuro

A ÁguaSistemas é uma empresa com mais de 25 anos de experiência no setor da água. Recentemente lançou um departamento de eficiência hídrica.

Tem como principal atividade a comercialização de equipamentos e serviços para sistemas hidráulicos urbanos.

Com representações exclusivas de várias marcas internacionais, aposta no desenvolvimento e formação das equipas técnica e comercial de forma a oferecer apoio personalizado e especializado para a definição e implementação das soluções mais adequadas para cada situação.

“Não obstante, cientes dos problemas reais de escassez hídrica e das necessidades prementes de uma gestão mais eficiente e criativa dos recursos por parte das Entidades Gestoras” a empresa está comprometida com a inovação e sustentabilidade, “apostando continuamente em produtos, serviços e soluções inovadoras para o setor”, adianta a empresa.

Eficiência Hídrica

Uns dos reflexos desta aposta, foi a recente criação de um departamento de eficiência hídrica, que assumirá um papel fundamental na missão e no futuro da ÁguaSistemas. O objetivo é apoiar as empresas do setor na implementação de soluções relacionadas com os seguintes quatro vetores:

  1. Controlo e regulação de sistemas hidráulicos;
  2. Monitorização de caudais / Telemetria;
  3. Gestão e tratamento de dados;
  4. Deteção e localização de fugas.

Suportados pelo know-how da BERMAD (empresa israelita especializada no desenvolvimento e produção de soluções para otimização do funcionamento de sistemas hidráulicos), a ÁguaSistemas garante aos seus clientes apoio durante todo o processo de implementação de equipamentos de controlo e regulação - válvulas hidráulicas (VRP, válvulas de controlo de nível, sustentadoras de pressão, etc.) e ventosas, para sistemas hidráulicos.

“Desde o dimensionamento, à aplicação até à manutenção, não descuramos qualquer processo, assegurando a otimização e o correto funcionamento hidráulico dos sistemas urbanos”, salienta a ÁguaSistemas.

Fator essencial para assegurar a eficiência hídrica dos sistemas de abastecimento de água é a medição de caudais. Neste sentido, também dispõe de soluções para monitorização de caudais, desde medidores de caudal eletromagnéticos, ultrassónicos e mecânicos. A instalação dos chamados “contadores inteligentes” e/ou soluções de telemetria, permite às entidades gestoras detetar rapidamente qualquer tipo de anomalia relacionado com os consumos dos seus clientes, assim como a realização periódica de balanços hídricos, o que assegura uma gestão mais eficiente.

“Por outro lado, sem equipamentos e plataformas que garantam a comunicação, gestão e tratamento dos dados, recolhidos pelos equipamentos de medição e sensorização, esta informação valiosa é perdida. Para isso, asseguramos o fornecimento e instalação de equipamentos de recolha e envio de dados (dataloggers, PLC, etc.), e pretendemos, ainda no presente ano, apresentar soluções de software para controlo e previsão automático de eventos (fugas e outro tipo de falhas) e para gestão de parque de contadores”, explica a ÁguaSistemas.  

Por fim, no vetor de deteção e localização de fugas, destaca-se pela parceria exclusiva para o território nacional da tecnologia ASTERRA – deteção de fugas via satélite. Esta ferramenta, já com resultados provados em Portugal, promete um aumento de eficiência e produtividade, entre 2 e 4 vezes, das equipas de campo.

“Oferecemos também equipamentos acústicos (geofones, loggers, correladores, etc.), de última geração e uma tecnologia inovadora, baseada em fibra ótica, que irá revolucionar a deteção de fugas em condutas adutoras”, conclui a empresa.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.