
Alemanha junta-se a Portugal, Espanha e França nas ligações de hidrogénio
A Alemanha vai juntar-se ao projeto de novas interligações para transporte de hidrogénio – conhecido como H2MED –, acordado entre Portugal, Espanha e França em outubro passado, anunciaram este domingo os governos dos países envolvidos, no final da cimeira franco-alemã que decorreu em Paris.
"Decidimos alargar o H2MED, que graças a fundos europeus une [quando estiver concretizado] Portugal, Espanha e França, à Alemanha, que será um parceiro na infraestrutura deste projeto", afirmou o Presidente francês, Emmanuel Macron, acrescentando que existe "uma vontade" de promover o hidrogénio verde a nível europeu.
Também o governo espanhol, num comunicado, anunciou o acordo para "a Alemanha se unir ao H2MED": Trata-se do "reforço da dimensão pan-europeia do H2MED", que "pela primeira vez na história" poderá tornar a Península Ibérica num "'hub' líder de energia verde para toda a Europa". "O acordo chega após negociações entre os governos dos quatro países, favorecidas pela sua visão profundamente europeísta", diz ainda o Governo de Madrid.
Recorde-se que em outubro de 2022, Portugal e Espanha chegaram a acordo com França para a construção de novas ligações para transportar hidrogénio verde, uma entre Celorico da Beira e Zamora (CelZa) e outra entre Barcelona e Marselha (BarMar), num projeto batizado H2MED.