Alentejo 2030: 114 milhões de euros para concursos de gestão da água e resíduos
O programa Alentejo 2030 lançou seis avisos de concurso, no valor total de 114,2 milhões de euros, para projetos de melhoria de gestão de água e resíduos e de eficiência energética neste território.
Em comunicado, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo revela que estas iniciativas lançadas pelo programa operacional regional se inserem no âmbito da estratégia de sustentabilidade ambiental e modernização de infraestruturas do Alentejo.
O concurso com o valor mais elevado, 52 milhões de euros, é no âmbito do ciclo urbano da água em baixa e visa “garantir serviços de águas de excelência, promovendo a eficácia, eficiência, sustentabilidade e valorização desses serviços”.
Segue-se o aviso do ciclo urbano da água em alta no valor de 10 milhões de euros que se destina a enfrentar os desafios resultantes das alterações climáticas, como a escassez de água, a degradação das massas de água e o aumento do risco de inundações. Além disso, visa o controlo de poluentes emergentes, a promoção de maior circularidade na gestão da água e a valorização ambiental e territorial dos serviços hídricos, assegurando uma gestão sustentável e resiliente dos recursos.
Com o lançamento destes seis avisos, o Alentejo 2030 “reforça o seu compromisso com a modernização das infraestruturas regionais e a sustentabilidade ambiental. Os projetos financiados contribuirão para a melhoria da gestão dos recursos hídricos, resíduos e energia, promovendo a inovação e a eficiência na utilização dos recursos, bem como a redução da pegada ecológica da região”, salienta a CCDR Alentejo.