Alentejo 2030 abre candidaturas para projetos de adaptação às alterações climáticas
ambiente

Alentejo 2030 abre candidaturas para projetos de adaptação às alterações climáticas

A Autoridade de Gestão do Alentejo 2030 lançou um novo aviso para financiamento de ações de adaptação às alterações climáticas nos territórios do Algarve e Alentejo. A iniciativa, intitulada “Ações materiais de adaptação às alterações climáticas – ITI Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo”, tem uma dotação de 2,7 milhões de euros, comparticipada em 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Segundo o Alentejo 2030, este apoio visa “reforçar a resiliência e reduzir as vulnerabilidades do território” perante os impactos das alterações climáticas. Pretende-se também contribuir para o avanço do conhecimento e para a divulgação de informação sobre os efeitos climáticos, em linha com a Estratégia Europeia de Adaptação e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

As ações a financiar devem estar integradas no Plano de Ação da Estratégia ITI Água e Ecossistemas de Paisagem – Algarve e Alentejo, podendo incluir intervenções como a criação de zonas verdes adaptadas ao clima em espaços urbanos, desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão e atividades de sensibilização, comunicação e educação sobre riscos climáticos.

Podem apresentar candidaturas entidades da administração pública central, municípios, associações de municípios e outras organizações públicas ou associativas sem fins lucrativos, desde que colaborem com as CCDR ou entidades intermunicipais.

O período de candidaturas decorre entre 30 de junho e 30 de setembro de 2025.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.