Algarve vai ter cortes de água de 25% na agricultura e 15% no abastecimento público
A região do Algarve vai ter cortes de água de 25% no abastecimento agrícola e de 15% no abastecimento público, o que inclui o Turismo, anunciou esta quarta-feira o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, em conferência de imprensa após a reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que teve lugar em Faro.
A redução de 25% na agricultura compreende a redução em 50% do volume titulado para rega no perímetro hidroagrícola do Sotavento, sendo que a redução na captação superficial vai ser compensada pela reativação de furos em zonas em que os aquíferos não estejam em situação crítica e também pela Água para Reutilização. Engloba ainda a redução, em cerca de 40%, do volume utilizado para rega a partir da albufeira do Funcho face à campanha de rega homóloga, e em 15%, da captação de água subterrânea para rega.
A redução do abastecimento público inclui a redução em 15% do consumo urbano na região face ao ano anterior, a redução em 15% do consumo nos empreendimentos turísticos, e, igualmente, em 15%, a captação de água subterrânea.