APA alarga rede de monitorização no Minho e Lima
ambiente

APA alarga rede de monitorização no Minho e Lima

No âmbito do projeto internacional ‘Risc_Plus’ a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai lançar um concurso público para a instalação e reabilitação de estações hidrometeorológicas na Região Hidrográfica do Minho e Lima (RH1).

Tendo em conta a conjuntura atual e as alterações de preços ocorridas num passado recente, a APA refere, em comunicado, que efetuou, previamente, uma consulta preliminar ao mercado, no sentido de aferir os valores associados a este investimento.

“Esta iniciativa visa aumentar o número de sensores automáticos no território de forma a responder às necessidades crescentes de obtenção de dados, informação e conhecimento que permitam dar uma resposta adequada ao desafio das alterações climáticas”, adianta a APA.

O investimento previsto rondará os 70 mil euros.

No total esta ação envolve sete equipamentos. A instalação de 2 estações hidrométricas completas, 2 estações meteorológicas completas e a reabilitação/modernização dos protocolos de comunicação de 3 estações meteorológicas.

O ‘Risc_Plus’ tem como objetivo a conceção de medidas conjuntas, entre Portugal e Espanha, destinadas à prevenção, preparação, proteção, previsão e melhor gestão de fenómenos extremos, tais como inundações e secas e fenómenos de poluição acidental, bem como a avaliação e combate aos efeitos das alterações climáticas no troço internacional das bacias hidrográficas do Minho e Lima.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.