APA, ICNF e municípios desenvolvem plano de regeneração das bacias hidrográficas impactadas pelos incêndios
Nos territórios afetados pelos recentes incêndios florestais, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em colaboração com os municípios, estão a desenvolver um plano estruturado de recuperação das áreas ardidas, focado na regeneração das bacias hidrográficas impactadas pelos incêndios.
Em comunicado, a APA esclarece que estas intervenções “são cruciais para prevenir uma degradação severa da qualidade da água e assegurar a continuidade do abastecimento público de forma segura. Todo este esforço está a ser acompanhado por uma monitorização constante das linhas de água, permitindo uma resposta célere a qualquer alteração do seu estado”.
A juntar a isto, e tendo em conta que a qualidade da água destinada ao abastecimento público poderá ser comprometida, especialmente após precipitações intensas, devido ao aumento de sedimentos, cinzas e outros contaminantes transportados para as linhas de água, por iniciativa da APA foram desencadeados, em colaboração com os municípios, trabalhos de emergência para mitigar os efeitos dos incêndios nas linhas de água.
Estas medidas visam a retenção de sólidos contaminados, sobretudo cinzas e matéria orgânica queimada, que podem prejudicar a qualidade da água e afetar as condições ecológicas dos rios e albufeiras.