
APA vai investir 8,6 milhões de euros na proteção das praias da Costa da Caparica e S. João da Caparica
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou que vai investir 8,6 milhões de euros numa empreitada de alimentação artificial das praias da Costa da Caparica e S. João da Caparica, no concelho de Almada, numa intervenção prevista para começar no início de setembro e que terá a duração de 60 dias.
O projeto inclui a deposição de um milhão de metros cúbicos de sedimentos na praia emersa, material que será retirado do Canal da Barra Sul, na entrada do estuário do Tejo.
Segundo a APA, trata-se de uma obra de proteção costeira que pretende “proteger pessoas e bens” e melhorar a estabilidade da linha de costa.
De acordo com a APA, a empreitada vai também reduzir a vulnerabilidade das praias ao galgamento e à inundação costeira, além de contribuir para a salvaguarda de infraestruturas existentes, como esporões e obras longitudinais aderentes.
O financiamento é assegurado pelo Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade (PACS), com verbas da União Europeia, e pela Administração do Porto de Lisboa.