
Apostar na cobertura ou potenciar a adesão? A resposta no 3.º Fórum Biorresíduos
O aumento da recolha seletiva de biorresíduos é o grande desafio da década e o grande tema em foco no 3.º Fórum Biorresíduos, que terá lugar Porto, no próximo dia 5 de junho. Mas este enorme desígnio do país engloba vários desafios particulares e diferenciados, que se colocam diariamente aos profissionais empenhados em concretizar este objetivo: da sensibilização ao desenho dos circuitos de recolha, da aquisição dos equipamentos mais adequados à definição da frequência de recolha e lavagem.
Aproveite, inscreva-se até hoje, quarta-feira 21 de maio, e beneficie de um desconto especial até 15% no valor.
No painel “Operação de recolha: o monstro das seis cabeças e 12 pés”, que se realiza logo ao início da tarde do dia 5 de junho, vamos abordar propostas e soluções concretas para estes desafios particulares. Paulo Rodrigues, Chefe da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, irá refletir sobre o melhor caminho a seguir numa encruzilhada que não será estranha a muitos municípios que estão agora a iniciar a recolha seletiva deste fluxo e que, não tendo recursos infinitos, necessitam de avançar priorizando a eficiência: “Apostar na cobertura ou potenciar a adesão?” Por um lado, ao aumento da disponibilidade de contentores dedicados para a deposição de biorresíduos ou ao alargamento dos circuitos de recolha porta-a-porta nem sempre corresponde uma progressão linear nos níveis de captação de biorresíduos, por outro, a sensibilização e comunicação, junto dos cidadãos, para garantir a adesão ao novo sistema e uma correta separação deste fluxo tem-se revelado a principal dificuldade na maioria das entidades gestoras de resíduos urbanos, segundo um inquérito recente do regulador. Poderá conhecer, no próximo dia 5, a resposta e o argumentário do Chefe da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Matosinhos, um município que iniciou a recolha de resíduos orgânicos junto de grandes produtores há mais de uma década e avançou, em 2023, para a recolha seletiva de biorresíduos nas habitações.
As questões específicas que os profissionais do setor querem ver respondidas são abordadas apenas e só no Fórum Biorresíduos, o evento anual dedicado a este grande desafio setorial, que envolve centenas de profissionais de norte a sul do país, criando a massa crítica para o aparecimento e replicação de soluções inovadoras e eficazes.
E hoje é o último dia em que se pode inscrever para poder aproveitar ainda o desconto de 15% para assinantes do jornal Água&Ambiente Online ou de 10% para os não assinantes. Não há tempo para hesitações!
Não fique de fora! Garanta já o seu lugar!
Inscreva-se aqui!
Para mais informações, siga-nos no LinkedIn!