
Aprovado apoio financeiro pelo Fundo Ambiental aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica
Foi esta segunda-feira publicado em Diário da República, um despacho que determina a aprovação de apoio financeiro pelo Fundo Ambiental aos Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) para cobertura parcial dos custos associados ao carregamento de veículos elétricos, durante o ano de 2024.
Este despacho surge na sequência da Diretiva ERSE n.º 22/2023, que atualizou as tarifas da Entidade Gestora da Rede de Mobilidade Elétrica (EGME) para 2024, implicando um acréscimo de 51 % em relação ao preço suportado pelos utilizadores de veículos elétricos em 2023.
Sendo o setor da mobilidade elétrica "determinante para Portugal atingir os objetivos a que se vinculou", a instabilidade nos preços "pode comprometer a transição para uma mobilidade mais sustentável". O despacho tem, assim, como objetivo "manter a estabilidade nos preços de carregamento na rede de mobilidade elétrica nacional, através de um apoio aos utilizadores de veículos elétricos que promova a adoção deste tipo de veículos".
Este apoio aplica-se aos carregamentos efetuados até ao dia 31 de dezembro de 2024, inclusive e traduz-se num desconto aplicável ao custo de cada carregamento registado na rede de mobilidade elétrica nacional. O apoio assume o valor de 0,1684€ por cada carregamento.
Através do valor do apoio determinado pelo presente despacho para 2024 "garante-se que o valor final pago pelos consumidores pela tarifa EGME se mantém totalmente inalterado face a 2023. O custo estimado da medida de apoio à tarifa EGME para 2024 é de 835 000,00€ representando um incremento de cerca de 20% em relação ao montante global do apoio à tarifa EGME conferido em 2023", pode ler-se no despacho publicado esta segunda-feira.