
Aprovados 100 milhões para 43 projetos de armazenamento de energia
O investimento de quase 100 milhões de euros, destinado a reforçar a flexibilidade e a sustentabilidade do sistema elétrico nacional e cujo concurso foi lançado pelo Governo no último verão, acaba de conhecer os seus resultados provisórios.
Com um total de 79 candidaturas submetidas, o concurso “revelou um enorme interesse e competitividade, refletindo o sucesso deste programa que tem uma dotação total de 99,75 milhões de euros”, informa o ministério do Ambiente e Energia em comunicado.
Destas candidaturas, foram aprovados 43 projetos, que receberão financiamento para a instalação de pelo menos 500 MW de capacidade de armazenamento de energia na rede elétrica pública.
“Estes projetos representam avanços significativos rumo à descarbonização e à transição para uma economia mais verde. As iniciativas selecionadas permitirão avanços significativos na descarbonização do sistema energético e na transição para uma economia mais verde, alinhando-se com as metas estabelecidas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030. O impacto dessas medidas abrange a maior segurança e flexibilidade da rede elétrica”, lê-se na nota.
Este concurso, inserido no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa promover o armazenamento de energia renovável e reduzir a dependência de fontes de energia fóssil.
Para a ministra do Ambiente e da Energia, Maria da Graça Carvalho, “este investimento reflete o compromisso de Portugal em liderar a transição energética, promovendo soluções sustentáveis que beneficiam a economia, o ambiente e a sociedade. O apoio a projetos inovadores como estes é essencial para garantir um futuro mais verde e eficiente".
As candidaturas ainda podem pronunciar-se e requerer esclarecimentos até ao próximo dia 21 de janeiro de 2025.