Associação de Limpeza Urbana lança “Prémios Cidade +” para recompensar melhores iniciativas na área
resíduos

Associação de Limpeza Urbana lança “Prémios Cidade +” para recompensar melhores iniciativas na área

A Associação de Limpeza Urbana (ALU) acaba de lançar a primeira edição dos “Prémios Cidade +”, iniciativa que integra quatro categorias, com um prémio de cinco mil euros cada, e que visa dar a conhecer projetos e recompensar as melhores iniciativas na área, informou esta quinta-feira a associação em comunicado.

Este tem, assim, o propósito de dar a conhecer projetos, iniciativas e investigação na área da limpeza urbana, que tenham alcançado um impacto significativo a nível nacional ou nas comunidades em que estão inseridos.

Como referido, os prémios serão atribuídos em quatro categorias diferentes: “Inovação & Conhecimento”, para a melhoria dos serviços de Limpeza Urbana; “Participação Pública & Cidadania”, para a prevenção de produção de resíduos; “Estratégia para a sustentabilidade”, para a redução do impacto da atividade humana no ambiente; e “Equipas felizes”, para dignificar as profissões ligadas à Limpeza Urbana e melhorar a sua perceção pública. O vencedor de cada categoria irá receber um prémio monetário de 5 mil euros, para além de um galardão.

Serão ainda atribuídos Prémios Especiais que demonstrem um contributo único na área de limpeza urbana, com as categorias de “Personalidade do Ano”; “Equipamento/Tecnologia do Ano”; e “Campanha do Ano” (campanha de comunicação e/ou sensibilização nas áreas de ambiente relacionadas com limpeza urbana; reportagens ou artigos jornalísticos com relevância para a limpeza urbana).

As candidaturas abriram esta quinta-feira (16 de fevereiro) e decorrem até 31 de julho, podendo participar municípios, juntas de freguesia, empresas municipais, ou serviços municipalizados; empresas prestadoras de serviços, consultoras e fabricantes ou distribuidores de equipamentos; pessoas em nome individual ou coletivo, associação e ONG; e ainda universidades e outras entidades que promovam investigação e desenvolvimento.

Entre outros nomes, o painel de jurados é composto por Ana Cristina Tapadinhas, Diretora-Geral da DECO; Paulo Ferrão, professor Catedrático do Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa e membro da direção da associacão europeia EUREKA; Graça Martinho, Professora Associada com Agregação da FCT NOVA e membro da direção do centro de investigação MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente; Nuno Lacasta, Presidente da APA; e Luís Almeida Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente – EMAC S.A e Presidente da Direção da Associação de Limpeza Urbana.

Segundo informou a associação em comunicado, as avaliações dos candidatos serão feitas com base em quatro critérios: inovação, sustentabilidade, impacto e replicabilidade, e os vencedores serão anunciados no V Encontro Nacional de Limpeza Urbana, que se irá realizar em outubro de 2023, em Cascais.

Topo
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.