Autorizado investimento de 14,8 milhões de euros para EDIA realizar obras no Bloco da Moura
O Governo autorizou a EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva a prosseguir com o investimento superior a 14,8 milhões de euros (14 884 780,00 €) para concretizar as obras no Bloco de Moura, localizado no distrito de Beja, de acordo com uma portaria publicada esta quinta-feira em Diário da República.
Este projeto, que se encontra contemplado no Plano de Atividades e Orçamento de 2024 da EDIA e está inserido no Plano Nacional de Regadios, contempla a instalação da rede de rega de uma área com cerca de 1200 hectares, sendo a origem de água a albufeira de Caliços, onde existe uma tomada de água preparada para esta ligação.
O atual projeto, inserido no PNRegadios, tem financiamento aprovado pela candidatura apresentada na Medida 3.4.1 do PDR 2020, enquadrado na tipologia de operações que visam o desenvolvimento do regadio eficiente.
Segundo o Governo, esta despesa assume uma importância estratégica decisiva, pois garantirá o funcionamento do sistema de distribuição de água em quantidade e qualidade adequadas às várias atividades económicas que dela dependem.
De acordo com o ministério do Ambiente e da Ação Climática, o futuro bloco de rega de Moura será construído pela Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA).
Lembre-se que há uma semana, no passado dia 14 de março, o Governo autorizou a EDIA a realizar três despesas no valor de quase 120 milhões de euros.