Axpo Iberia e Goldenergy anunciam projeto de produção de biometano em Vila do Conde
A Axpo Iberia e a Goldenergy vão lançar um projeto de produção de biometano que aproveitará resíduos agropecuários de uma empresa situada no concelho de Vila do Conde, com previsão de produção superior a 15 GWh/ano, anunciaram as empresas esta quarta-feira em comunicado, formalizando, assim, a entrada neste mercado em Portugal
Como refere a nota de imprensa, a Goldenergy vai comprar toda esta produção de Biometano, obtida na unidade da Axpo, em Portugal, para injetar na rede de gás natural.
Para avançar com este projeto, foi assinado um acordo de colaboração com a exploração agrícola Teixeira do Batel, situada no concelho de Vila do Conde, que prevê a construção, colocação em funcionamento e exploração - por parte da Axpo - de uma central de produção de biometano, que através do aproveitamento de resíduos agropecuários da exploração agrícola Teixeira do Batel, produzirá gás verde neutro em carbono para a posterior injeção de Biometano na Rede Nacional de Gás.
Este projeto tem um investimento próximo dos 8 milhões de euros e a sua inauguração está prevista para o último trimestre de 2025.
O objetivo global da Axpo de alcançar é de, até 2030, alcançar uma produção total de até 1 TWh na Península Ibérica: "O projeto agora anunciado é a primeira central de produção de biometano da Axpo em Portugal. O acordo agora assinado para este primeiro projeto prevê que a Goldenergy comprará a totalidade dos 15 GWh/ano que serão produzidos nesta primeira fase de investimento da Axpo, passando assim a Goldenergy a incorporar gases de origem 100% renováveis no fornecimento de gás aos seus clientes".
A Axpo Iberia – filial do grupo suíço Axpo – e a Goldenergy, comercializadora portuguesa de eletricidade 100% verde e de gás natural,