
Banco Mundial publica relatório sobre qualidade do ar
O Banco Mundial publicou o relatório ‘Accelerating Access to Clean Air for a Livable Planet - Acelerar o acesso ao ar puro para um planeta habitável’, que identifica as principais fontes de poluição atmosférica no mundo atualMENTE, com destaque para as partículas finas.
O documento avalia também as estratégias e os requisitos de financiamento para mobilizar investimentos em ar limpo e enfatiza as caraterísticas de uma governação eficaz da gestão da qualidade do ar.
“A poluição atmosférica está a afetar gravemente as pessoas e as economias em todo o mundo. A sua redução exigirá políticas eficazes, direcionadas e integradas. Este relatório identifica as principais fontes de poluição atmosférica no mundo atual, com destaque para as partículas finas (PM2,5). Utiliza a modelação de cenários para avaliar em que medida as atuais políticas de poluição atmosférica reduzirão a exposição às PM2,5 até 2040 e para mostrar como a adoção de um conjunto integrado de políticas de descarbonização e de gestão da qualidade do ar poderá produzir progressos significativos no sentido de um ar limpo, com benefícios substanciais”, lê-se no documento.